A dinâmica da percepção: esculturas cinético-sonoras de Zimoun



Zimoun (Suiça, 1977) é um escultor, músico e compositor contemporâneo. Com exposições em importantes museus e galerias nos EUA, Chile, Brasil, França, Espanha, Alemanha e Coreia do Sul, Zimoun é reconhecido pelo seu trabalho e pesquisa na relação entre tecnologia, som e escultura no rompimento do caráter estático da forma escultórica. Pelas extensões de cada obra e pelas relações que elas estabelecem com o ambiente onde são montadas, os trabalhos de Zimoun se situam naquele ponto fronteiriço entre a escultura, a instalação e o site-specific.


Um dos aspectos das obras de Zimoun é economia de materiais empregados: caixas de papelão, bolas de algodão, madeira, elástico, metal e minimotores de corrente contínua (DC motors) são os objetos mais comuns e habituais que Zimoun utiliza em suas esculturas. A disposição geométrica e racionalmente calculada dos objetos produz um padrão regular visualmente interessante. No entanto, a propriedade dos materiais utilizados, junto com certa assincronicidade na dinâmica dos movimentos programados entre cada peça (embora todos estejam submetidos a princípios mecânicos simples de rotação, por exemplo) produzem um efeito de contraponto, que é a sensação de acaso e de aleatoriedade. Essa oscilação entre padrão de repetição e irregularidade de movimento potencializa a experiência do espectador para cada obra.

Outro aspecto importante nas esculturas cinéticas de Zimoun é a dimensão sonora focada no ruído. Mais do que um barulho intermitente desagradável da ordem da poluição sonora, os ruídos das obras surgem a partir da relação entre o material, o espaço e o movimento, sendo o elemento da esfera acústica presente na percepção. A quantidade de peças dispostas em repetição na composição de cada obra – que vai desde uma escala minimalista até uma proporção arquitetural – é um fator que potencializa o caráter sonoro das esculturas-instalações produzidas por Zimoun.


Conheça mais sobre o trabalho de Zimoun no site oficial: https://www.zimoun.net/


Zimoun: Selected Works:




Oficina Palimpsestus - 2020. Todos os direitos reservados.